Notícias da CCR ViaCosteira

Notícias

21/11/2023 | Notícia

Teatro a Bordo chega à Imbituba com sua Caixola Brincante para celebrar a cultura do brincar

Apresentado pelo Instituto CCR, no trecho da CCR ViaCosteira, primeiro teatro móvel solar do Brasil abre suas portas nos dia 22 e 23 de novembro

Apresentado pelo Instituto CCR, no trecho da CCR ViaCosteira, primeiro teatro móvel solar do Brasil abre suas portas nos dia 22 e 23 de novembro

Fonte: Assessoria de Comunicação

Promover o ato de brincar e interagir com o outro como parte integrante da nossa cultura. Este é o mote do espetáculo do Grupo Teatro a Bordo, que estaciona seu caminhão-palco nos dias 22 e 23 de novembro, na Praça Henrique Lage, no centro de Imbituba, com atividades culturais gratuitas do Projeto “Caixola Brincante”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o apoio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR ViaCosteira no sul catarinense.

Não só arte, mas também sustentabilidade viajam na bagagem deste grupo, que utiliza energia solar como fonte sustentável para o abastecimento elétrico de seus equipamentos de som e luz, além do próprio palco ser um contêiner reciclado e adaptado. “Ao longo desses quinze anos de existência, sempre procuramos trazer para os espetáculos temas que dialogam com o público: a energia solar traz                       a mensagem de um mundo mais sustentável e este novo projeto vai mostrar um universo brincante presente em todos os cantos do país, que marcam a infância das nossas crianças de hoje e de ontem”, explica Douglas Zanovelli, coordenador geral e produtor do Grupo Teatro a Bordo.

O público será convidado a celebrar a cultura do brincar, participando ativamente dos cortejos pela cidade e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro Caixola Brincante onde o jogo teatral será propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes. “Neste projeto, o público  não será passivo e sim agente transformador daquele encontro, redescobrindo o outro, o seu próprio corpo e sua relação com o mundo. Queremos vivenciar na praça corações pulsantes e movimentos brincantes!”, complementa Talita Berthi, idealizadora e produtora do projeto.

O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com apoio da CCR ViaCosteira e apoio local da Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Confira a programação:

IMBITUBA/SC

LOCAL: PRAÇA HENRIQUE LAGE, CENTRO (Em frente às Torres Gêmeas de Imbituba)

DIA 22 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA

A partir das 9h: Cortejo de Chegança dos Artistas nas escolas (manhã e tarde) nas escolas LOCAIS: E.E.B. Prof. André A. De Souza e  E.E.B. Henrique Lage.

13h30 às 15h: Oficina de Criação de Bonecos “FITA, PAPEL, BONECOS” (Atividade para a público escolar, na E.E.B. Prof. Julieta Pavan Simões)

16h: ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR” (Atividade para a público escolar, na E.E.B. Prof. Julieta Pavan Simões)

DIA 23 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA

14h30: ATIVIDADES INTERATIVAS “AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS(Apresentação de Artistas locais)

15h: TEATRO “CAIXOLA BRINCANTE”

16h:  ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR” (Brincadeiras Cantadas)

Término às 17h

Mais informações nas redes sociais do Grupo Teatro a Bordo:

Instagram @teatroabordo ou no site www.teatroabordo.com.br

Fotos de divulgação : (créditos: Divulgação/Danielle Rosa)

 

CAIXOLA BRINCANTE

Espetáculo teatral. Duração de 60min. Para todas as idades.

Caixola Brincante é um espetáculo que transporta o público ao universo das brincadeiras e manifestações populares, com um enredo que se desenvolve a partir de uma trupe de artistas que resolve deixar fluir a sua criança interior. Utilizando bonecos, alegorias, músicas, danças e interação com o público, fazem um passeio de volta à infância, mergulhando nas suas lembranças, resgatando a alegria das brincadeiras e toda a magia e riqueza das tradições populares. Texto de Cida Cunha e Edivaldo Costa, Direção de Luiz Mário Vicente. Com Cida Cunha, Dani Rosa, Daniel Meirelles, Diego Andrade e Leo Porto. Realização Grupo Teatro a Bordo.

 

Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Fonte: Divulgação / Comunicação CCR ViaCosteira


Voltar